Transnordestina, prometida nas campanhas de Lula e Dilma, só teve 22% da obra concluída em oito anos

De acordo com informações divulgadas hoje pelo Ministério dos Transportes, a Ferrovia Transnordestina, que teve sua obra lançada pelo então presidente Lula em junho de 2006, em plena campanha eleitoral, teve apenas 22% de seu trajeto concluído, após quase oito anos de construção. Segundo o balanço do Ministério dos Transportes, estão prontos apenas 383 quilômetros dos 1.728 planejados para a Ferrovia. Além do atraso no cronograma, as obras de engenharia da ferrovia também se encontram paradas há quatro meses, aumentando o adiamento da conclusão da Transnordestina.

Assim como Lula havia prometido a conclusão da Ferrovia em 2010, Dilma também fez suas promessas em relação à obra, e na campanha eleitoral, garantiu que a Ferrovia estaria pronta no final de 2014. Em visita ao Nordeste, no mês de setembro do ano passado, Dilma esticou a promessa e além de dizer que a Transnordestina impulsionará o desenvolvimento na Região Nordeste, disse que a obra seria entregue em 2016, prazo agora esticado para 2017. No lançamento da obra, em 2006, Lula disse ao então ministro Ciro Gomes: “O filho nasceu, está andando e vamos poder curti-lo juntos”. Se for mantido o ritmo das obras, de 22% em oito anos, a Transnordestina só ficará pronta em 24 anos, e dificilmente Lula estará vivo para andar com Ciro Gomes pela ferrovia.

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Citações

O foro privilegiado é o protetor daqueles que praticam atos de corrupção e permanecem impunes.

Mais de 90% da população deseja o fim dos privilégios das autoridades.

Só com o fim do foro privilegiado podemos afirmar que todos serão iguais perante a lei.

O foro privilegiado é essa perversidade que impede uma mãe de assistir justiça com a condenação de um criminoso que assassinou o seu filho.

Vamos olhar mais para o campo. A agricultura será a salvação do Brasil no pós-pandemia. A agricultura será fundamental.

Ao longo do tempo, o Brasil valorizou pouco a agricultura, deveria ter valorizado mais.