Televisões e jornais repercutem pedido de asilo no Brasil do ex-espião Edward Snowden

O “Jornal das Dez”, da Globonews, repercutiu no Congresso o eventual pedido de asilo político feito pelo ex-funcionário da CIA, Edward Snowden, ao governo e ao povo brasileiro. Snowden não fez um pedido formal de asilo ao governo, mas redigiu uma carta aberta ao povo do Brasil, que circula na internet. No texto, como afirma a Globonews, ele se diz disposto a colaborar com autoridades brasileiras nas investigações sobre espionagem norte-americana, e disse que somente um asilo permanente impediria que os Estados Unidos interferissem no direito dele de se manifestar.

Entrevistado pelo “Jornal das Dez”, o senador Alvaro Dias afirmou que o País precisa adotar um tom cauteloso diante de um pedido de asilo de Snowden. A preocupação, segundo o senador, é o impacto da decisão sobre as relações com os EUA, um dos maiores parceiros comerciais do Brasil.

“Nesse caso há uma circunstância que coloca em risco a relação do nosso país com os Estados Unidos, e aí há interesse econômico, comercial da maior importância”, afirmou o senador à Globonews.

Também os jornais Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo repercutiram no Congresso o eventual pedido de asilo de Snowden. À “Folha”, o senador Alvaro Dias afirmou que a questão deve ser “muito bem ponderada” diante da própria “postura tímida” adotada até aqui pelo Executivo. O senador alega que não houve reação mais concreta às suspeitas de espionagem na Petrobras, por exemplo.

Ao “Estadão”, o senador Alvaro Dias disse que, até o momento, não há comprovação dos crimes de espionagem citados em documentos vazados pelo ex-funcionário da CIA e divulgados em reportagens da imprensa. “O governo não agiu como se crime tivesse ocorrido. A reação não foi proporcional à existência de crimes”, avaliou o senador.

Ainda no “Estadão”, Alvaro Dias classificou como “tímida” a reação do governo diante das suspeitas de espionagem, mesmo com a desistência da presidente Dilma Rousseff de participar de uma visita de Estado aos Estados Unidos e a condenação feita por ela, na Organização das Nações Unidas (ONU), à prática de espionagem.

Veja aqui a reportagem da Globonews, e leia as matérias da Folha de S.Paulo e do Estado de S.Paulo

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Siga-nos nas redes sociais
Cadastre-se e seja notificado de todas as novidades do Portal.
Últimos posts
Marinha brasileira se destaca no combate à pandemia do coronavírus

Marinha brasileira se destaca no combate à pandemia do coronavírus

Marco On 12 de fevereiro de 2021 Destaque, Política

Uma balsa com um tanque de 90 mil metros cúbicos de oxigênio líquido atracou, no último sábado, no Porto Encontro das Águas, terminal da Petrobras em Manaus (AM), acompanhada pelo Navio-Patrulha Fluvial “Roraima”, subordinado ao

Alvaro Dias envia ao ministro da Infraestrutura reivindicações do setor produtivo sobre novos pedágios no Paraná

Alvaro Dias envia ao ministro da Infraestrutura reivindicações do setor produtivo sobre novos pedágios no Paraná

Marco On 8 de fevereiro de 2021 Destaque, Política

O senador Alvaro Dias, após receber documento com reivindicações de entidades de classe, empresariais, da agroindústria, do setor de logística de transporte e da sociedade organizada, decidiu enviar ofício ao ministro da Infraestrutura, Tarsício Gomes

Projeto de Alvaro Dias estabelece eleição direta e maior transparência na OAB

Projeto de Alvaro Dias estabelece eleição direta e maior transparência na OAB

Marco On 8 de fevereiro de 2021 Destaque, Política

O senador Alvaro Dias apresentou projeto de lei (PL), esta segunda-feira (08/02), que estabelece eleições diretas para a Diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de promover outras mudanças que

Alvaro Dias apresenta voto de pesar pelo falecimento do ex-prefeito Salazar Barreiros

Alvaro Dias apresenta voto de pesar pelo falecimento do ex-prefeito Salazar Barreiros

Marco On 5 de fevereiro de 2021 Destaque, Política

O senador Alvaro Dias fez um requerimento solicitando a inserção do voto de pesar pela morte do ex-prefeito de Cascavel, oeste do Paraná, Salazar Barreiros, nos anais do Senado Federal, nesta sexta-feira (5/2). “Com a

Citações

O foro privilegiado é o protetor daqueles que praticam atos de corrupção e permanecem impunes.

Mais de 90% da população deseja o fim dos privilégios das autoridades.

Só com o fim do foro privilegiado podemos afirmar que todos serão iguais perante a lei.

O foro privilegiado é essa perversidade que impede uma mãe de assistir justiça com a condenação de um criminoso que assassinou o seu filho.

Vamos olhar mais para o campo. A agricultura será a salvação do Brasil no pós-pandemia. A agricultura será fundamental.

Ao longo do tempo, o Brasil valorizou pouco a agricultura, deveria ter valorizado mais.