Solidariedade a Fabio Porchat, ameaçado de morte por vídeo em que critica policiais militares

O senador Alvaro Dias, em pronunciamento no Plenário na tarde desta segunda-feira (10), fez um alerta ao Congresso e ao governo federal, para que tome providências e apure as ameaças de morte que o humorista Fabio Porchat vem recebendo por parte de policiais militares no Rio de Janeiro. O senador leu na Tribuna carta que recebeu do pai do humorista, o ex-deputado federal Fabio Porchat, em que são relatadas as ameaças feitas a seu filho, que tem o mesmo nome, principalmente por parte de um site na internet chamado “Blog do Soldado”, cujo endereço tem link para a página oficial da Polícia Militar.

As agressões e ameaças ao humorista começaram após a divulgação, pelo grupo de humor “Porta dos Fundos”, do vídeo “Dura”, que mostra dois cidadãos comuns, um deles interpretado por Fabio Porchat, interpelando dois policiais que estão dormindo dentro de uma viatura. No “Blog do Soldado”, alguns dos comentários sobre o vídeo afirmavam que o humorista “não sabe o ódio que despertou em todos nós policiais militares”, além de fazer ameaças.

“Imagino não ser tão difícil para as autoridades públicas identificar o responsável ou os responsáveis por estas ameaças, principalmente as que foram feitas por intermédio do Blog do Soldado. É preciso impedir que fatos desta natureza prosperem no Brasil, porque se trata também de uma afronta à liberdade de expressão e de opinião, ou seja, uma afronta a uma liberdade essencial do cidadão”, afirmou o senador.

Após a leitura da carta do pai do humorista Fabio Porchat, o senador Alvaro Dias listou uma série de sugestões às autoridades, para que as ameaças sejam apuradas e seus responsáveis, punidos: 1) solicitação ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para que tome as providências junto às autoridades policiais do Rio de Janeiro, no sentido de preservar a vida e a integridade física de Porchat; 2) solicitação ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, atenção especial a este caso; 3) ofício à Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, para que tome conhecimento das denúncias de ameaças ao humorista, e para que faça a intermediação com as autoridades policiais, de segurança pública e da área de justiça, além de solicitar a investigação deste denominado “blog do soldado”, que é origem nas redes sociais destas ameaças; 4) ofício ao presidente do Conselho Federal da OAB, Dr. Marcus Vinícius Furtado Coelho, para que a Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem também tome conhecimento destes fatos; 5) ofício ao Google, empresa responsável pelo site onde está hospedado o Blog do Soldado, para apurar violações de direitos humanos e práticas criminosas feitas via internet.

“Creio ser dever do Congresso Nacional não apenas se solidarizar, mas tomar iniciativas que possam coibir esta ameaça de violência. Eu espero que o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, adote providências para tranquilizar não apenas a família do humorista Fabio Porchat, mas também a sociedade. Afinal, essas violentas ameaças à integridade física das pessoas se constitui também em ameaça à democracia”, concluiu o senador Alvaro Dias, após listar providências e manifestar sua solidariedade à família do humorista.

Leia, abaixo, a carta aberta redigida pelo ex-deputado Fabio Porchat, pai do humorista Fabio Porchat:

“O humorista Fábio Porchat, que, de forma destemida, colocou sua imagem de celebridade em prol da verdade, com seus esquetes humorísticos que o consagraram como porta-voz da maioria silenciosa, sem visar o lucro pecuniário e a comodidade social que sua atividade artística poderia proporcionar-lhe, ele, com verve destemida se enveredou nas acusações perigosas àqueles que fabricam o medo, para usufruir o lucro pecaminoso.
Fui por diversas vezes assediado por políticos, inclusive dois ministros de Estado, para que persuadisse meu filho a amenizar suas críticas e sempre lhes respondi que as recebia com grande orgulho e admiração e que ao invés de querer vê-las atenuadas, incentivo-o a intensificá-las para que ele dê um exemplo ético ao Brasil, colaborando para a extinção das máculas que contaminam o Estado de Direito, pois foi para cumprir esta missão que sua mãe e eu o educamos.
Já fui deputado e sempre orientei meus filhos a seguirem a ordem das leis civis, que dignificam o ser humano civilizado.
Fábio está sendo ameaçado de forma apócrifa e anônima, ou abertamente nas redes sociais. Temo pela sua integridade física e até pela sua vida e desde já responsabilizo aqueles mandatários hipócritas e covardes pelo que lhe possa acontecer.
Nas redes sociais foi posto, no “blog do Soldado”, que se diz página não oficial de apoio à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, de forma inequívoca e literal, que devem metralhar sua cara com tiros de fuzil.
Cabe à Polícia Militar, entidade que respeito e admiro, e que tanto tem contribuído à pacificação social, a incumbência de desbaratar a ala podre de sua honrada instituição.
Recorro, portanto, às autoridades competentes para que lhe dêem segurança, para que sua voz continue ecoando e conscientizando o cidadão brasileiro pelos seus direitos democráticos de vivência digna e paz social.”

Fabio Porchat, ex-deputado federal por São Paulo

Compartilhe este post

Facebook
Telegram
WhatsApp
Twitter
Email
Siga-nos nas redes sociais
Cadastre-se e seja notificado de todas as novidades do Portal.
Últimos posts
Podemos convida Alvaro Dias para ser candidato a presidente da República

Podemos convida Alvaro Dias para ser candidato a presidente da República

Marco On 5 de agosto de 2022 Featured Política

Durante a Convenção Nacional do Podemos, realizada neste domingo (31/07) em São Paulo, os integrantes do partido presentes no evento fizeram um convite ao senador Alvaro Dïas, aprovado de forma unânime por todos: que seja

Agência Câmara destaca projeto de Alvaro Dias que permite dedução no IR dos gastos com remédios

Agência Câmara destaca projeto de Alvaro Dias que permite dedução no IR dos gastos com remédios

Marco On 5 de agosto de 2022 Featured Política

A Agência Câmara de Notícias deu destaque ao projeto do senador Alvaro Dias que altera a legislação para permitir a dedução, no Imposto de Renda, das despesas com medicamentos de uso contínuo e de alto

Alvaro Dias aprova no Plenário 90 milhões de dólares para a educação no Paraná

Alvaro Dias aprova no Plenário 90 milhões de dólares para a educação no Paraná

Marco On 5 de agosto de 2022 Featured Política

O senador Alvaro Dias garantiu a aprovação, nesta quarta-feira (03/08), do seu relatório favorável à autorização para contratação de empréstimo de US$ 90,56 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento do Programa

Segue para sanção projeto de Alvaro Dias que garante a agricultores maior acesso a soluções tecnológicas

Segue para sanção projeto de Alvaro Dias que garante a agricultores maior acesso a soluções tecnológicas

Marco On 5 de agosto de 2022 Featured Política

Está seguindo nesta semana para sanção do presidente da República o projeto do senador Alvaro Dias que tem como objetivo permitir aos agricultores acesso rápido e abrangente às tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa

Citações

O foro privilegiado é o protetor daqueles que praticam atos de corrupção e permanecem impunes.

Mais de 90% da população deseja o fim dos privilégios das autoridades.

Só com o fim do foro privilegiado podemos afirmar que todos serão iguais perante a lei.

O foro privilegiado é essa perversidade que impede uma mãe de assistir justiça com a condenação de um criminoso que assassinou o seu filho.

Vamos olhar mais para o campo. A agricultura será a salvação do Brasil no pós-pandemia. A agricultura será fundamental.

Ao longo do tempo, o Brasil valorizou pouco a agricultura, deveria ter valorizado mais.