Senador defende liberdade de imprensa em sessão de homenagem a Folha de S.Paulo

“A imprensa é a vista da Nação. Por ela é que a Nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa e se acautela do que a ameaça”. A frase de Rui Barbosa foi citada pelo senador Alvaro Dias, na manhã desta quinta (14/3), na sessão em homenagem aos 98 anos do jornal Folha de São Paulo.

Na presença de diretores, editores e repórteres do jornal, Alvaro Dias falou sobre a importância da liberdade de imprensa e do papel fundamental da mídia ao denunciar irregularidades nos poderes: “A imprensa tem, sim, o poder de iluminar histórias obscuras, reacender memórias apagadas e restabelecer verdades distorcidas. Acompanhei durante muitos anos, nesta Casa do Congresso Nacional, a presença do jornalismo investigativo em momentos fundamentais para a limpeza exigida pela sociedade brasileira, especialmente nas CPIs como a dos Correios, a do mensalão e tantas outras. Mais do que nunca, neste momento, a imprensa tem que ser o retrato dessa realidade descrita por aqueles que vivenciaram a construção da democracia em várias nações do mundo. A difusão da informação é a verdadeira guardiã da liberdade. A ex-presidente da nossa Suprema Corte, Carmen Lúcia, não nos deixa esquecer que o analfabetismo político se vence com informação. Por isso, a liberdade de imprensa há de ser festejada sempre em todo o mundo”, disse.

Alvaro Dias também lembrou a importância do Diretor de Redação da Folha, Otávio Frias Filho, falecido no ano passado, responsável pela modernização do jornalismo brasileiro nos idos dos anos 80: “Ele transformou a Folha no maior e mais influente periódico do País, líder em audiência e circulação, um veículo crítico, independente, pluralista, necessário, eu diria imprescindível”.

Assista ao vídeo na íntegra

Foto Thati A.Martins

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram