Senador debate tratamento para doença que tem vitimado equinos no País

O senador Alvaro Dias (PV/PR) intermediou reunião, nesta terça-feira (21/6), entre o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Luís Eduardo Pacifici Rangel, e representantes do setor agropecuário de São Paulo. A pauta da reunião, realizada no ministério da Agricultura, foi a regulamentação do controle do mormo, doença que ataca equinos.

O veterinário Werner Medeiros Riekes  apontou falhas na metodologia utilizada atualmente pelo governo para o diagnóstico da doença, e voltou a solicitar autorização para realizar uma pesquisa com o objetivo de encontrar tratamento eficaz para o mormo. “Pesquisas científicas são sempre bem vindas”, disse Blairo Maggi aos representantes do setor.

Como o primeiro pedido de autorização foi negado devido a uma Instrução Normativa do ministério, o ministro Blairo Maggi disse que será avaliado um possível ajuste nas normas para incluir, como defendeu Werner Riekes, o exame PCR para o diagnóstico da doença. Isso, segundo ele, eliminaria o que hoje é considerada a principal falha no teste sorológico do mormo, o falso positivo.

Blairo Maggi informou que um grupo gestor da secretaria nacional de defesa agropecuária vai discutir o assunto. O deputado federal Luis Carlos Heinze também participou da reunião.

Foto: Luiz Wolff

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram