Os esqueletos no armário: defesa de investigação sobre perseguição a adversários e crimes políticos

As denúncias que revelam o modo de operar da fábrica de dossiês instalada no núcleo do governo federal não podem permanecer na penumbra, e os capítulos não escritos sobre casos como o do mensalão e a morte do prefeito Celso Daniel precisam ser revistos, em nome do respeito ao povo brasileiro. A cobrança, feita pelo senador Alvaro Dias na sessão plenária desta segunda-feira (09), refere-se à necessidade de se aprofundar a apuração das denúncias que constam do livro “Assassinato de Reputações – Um Crime de Estado”, de autoria do ex- Secretário Nacional de Justiça do governo Lula entre 2007 e 2010, o delegado Romeu Tuma Jr.

“O livro expõe práticas rotineiras e orquestradas que demonstram uma faceta abominável da engrenagem oficial, qual seja: o PT usa o governo para disseminar dossiês apócrifos e perseguir adversários”, disse o senador.

Para o senador Alvaro Dias, o livro, divulgado pela revista Veja neste final de semana, apresenta denúncias graves e que precisam ser apuradas. “No livro de Romeu Tuma Jr. estão delineados os contornos vivos de um verdadeiro estado policial. A democracia não pode conviver com essa arquitetura marginal ditando os traços da máquina de Estado. Ações ilícitas dessa natureza atentam contra o Estado democrático de Direito e solapam as instituições democráticas”, afirmou o senador.

No seu pronunciamento, Alvaro Dias recebeu o apoio de diversos senadores à iniciativa que anunciou, de convidar o ex-secretário nacional de Justiça para comparecer ao Congresso, a fim de elucidar as denúncias que fez em seu livro. Para o senador, é importante que os fatos descritos por Romeu Tuma Jr. determinem o início de revelações que levem à instauração de procedimentos e à necessária responsabilização civil e criminal de pessoas envolvidas com eventuais crimes.

“A denúncia do delegado Tuma Jr. trouxe à tona fatos gravíssimos, e com o livro foram retirados do armário de crimes praticados nos últimos anos alguns esqueletos que ainda estavam lá guardados. Se Romeu Tuma se dispuser a comparecer às comissões do Senado, poderemos questioná-lo sobre essas denúncias, e ele poderá apresentar documentos que comprovem a veracidade de suas acusações. Como policial de larga experiência, certamente ele não faria uma denúncia irresponsável. É possível que ele possua material de prova consistente que oferece a ele a oportunidade de denunciar crimes com a coragem com que ele está denunciando em seu livro”, destacou o senador Alvaro Dias.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Siga-nos nas redes sociais
Cadastre-se e seja notificado de todas as novidades do Portal.
Últimos posts
Marinha brasileira se destaca no combate à pandemia do coronavírus

Marinha brasileira se destaca no combate à pandemia do coronavírus

Marco On 12 de fevereiro de 2021 Destaque, Política

Uma balsa com um tanque de 90 mil metros cúbicos de oxigênio líquido atracou, no último sábado, no Porto Encontro das Águas, terminal da Petrobras em Manaus (AM), acompanhada pelo Navio-Patrulha Fluvial “Roraima”, subordinado ao

Alvaro Dias envia ao ministro da Infraestrutura reivindicações do setor produtivo sobre novos pedágios no Paraná

Alvaro Dias envia ao ministro da Infraestrutura reivindicações do setor produtivo sobre novos pedágios no Paraná

Marco On 8 de fevereiro de 2021 Destaque, Política

O senador Alvaro Dias, após receber documento com reivindicações de entidades de classe, empresariais, da agroindústria, do setor de logística de transporte e da sociedade organizada, decidiu enviar ofício ao ministro da Infraestrutura, Tarsício Gomes

Projeto de Alvaro Dias estabelece eleição direta e maior transparência na OAB

Projeto de Alvaro Dias estabelece eleição direta e maior transparência na OAB

Marco On 8 de fevereiro de 2021 Destaque, Política

O senador Alvaro Dias apresentou projeto de lei (PL), esta segunda-feira (08/02), que estabelece eleições diretas para a Diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de promover outras mudanças que

Alvaro Dias apresenta voto de pesar pelo falecimento do ex-prefeito Salazar Barreiros

Alvaro Dias apresenta voto de pesar pelo falecimento do ex-prefeito Salazar Barreiros

Marco On 5 de fevereiro de 2021 Destaque, Política

O senador Alvaro Dias fez um requerimento solicitando a inserção do voto de pesar pela morte do ex-prefeito de Cascavel, oeste do Paraná, Salazar Barreiros, nos anais do Senado Federal, nesta sexta-feira (5/2). “Com a

Citações

O foro privilegiado é o protetor daqueles que praticam atos de corrupção e permanecem impunes.

Mais de 90% da população deseja o fim dos privilégios das autoridades.

Só com o fim do foro privilegiado podemos afirmar que todos serão iguais perante a lei.

O foro privilegiado é essa perversidade que impede uma mãe de assistir justiça com a condenação de um criminoso que assassinou o seu filho.

Vamos olhar mais para o campo. A agricultura será a salvação do Brasil no pós-pandemia. A agricultura será fundamental.

Ao longo do tempo, o Brasil valorizou pouco a agricultura, deveria ter valorizado mais.