O combate à corrupção em debate

O senador Alvaro Dias participou, nesta quarta-feira (19), como debatedor e moderador, do Seminário Internacional de Combate à Corrupção, organizado pelo Gopac (Organização Global de Parlamentares contra a Corrupção). Juristas, jornalistas, policiais federais e procuradores, entre outros, debateram propostas para combater o que o ex-ministro do STF Carlos Ayres Brito, um dos debatedores, chamou de “mal endêmico” do País.

Alvaro Dias disse para uma plateia formada por técnicos, estudantes e representantes de órgãos de combate à corrupção que o Brasil só tem chance de alcançar índices de crescimento compatíveis aos de países desenvolvidos se os governantes acabarem com o balcão de negócios na política e promoverem indicações técnicas em vez de políticas. “Sou autor de uma proposta para que os conselheiros dos tribunais estaduais de contas sejam técnicos de carreira”, disse o senador, que foi bastante aplaudido.

O senador também citou como um dos maus exemplos do país os empréstimos do BNDES ao exterior, realizados com taxas de juros privilegiadas: “Se alimentamos a corrupção internamente, também alimentamos externamente”, destacou.

Sobre a Reforma Política com vistas ao combate à corrupção, tema do painel do qual foi moderador, Alvaro Dias disse que “a eleição de 2014 deve ser a eleição de um Congresso que se responsabilize por uma reforma política que ressuscite as esperanças do povo brasileiro”.

No seminário, o diretor de investigação de combate ao crime organizado da Polícia Federal, Oslain Campos, disse que 50% das investigações sobre desvios de recursos no País estão relacionadas ao financiamento de campanha. “Esse é o combustível da corrupção”, disse Oslain. O diretor defendeu o fim do foro privilegiado para facilitar a investigação da PF.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Siga-nos nas redes sociais
Cadastre-se e seja notificado de todas as novidades do Portal.
Últimos posts
Marinha brasileira se destaca no combate à pandemia do coronavírus

Marinha brasileira se destaca no combate à pandemia do coronavírus

Marco On 12 de fevereiro de 2021 Destaque, Política

Uma balsa com um tanque de 90 mil metros cúbicos de oxigênio líquido atracou, no último sábado, no Porto Encontro das Águas, terminal da Petrobras em Manaus (AM), acompanhada pelo Navio-Patrulha Fluvial “Roraima”, subordinado ao

Alvaro Dias envia ao ministro da Infraestrutura reivindicações do setor produtivo sobre novos pedágios no Paraná

Alvaro Dias envia ao ministro da Infraestrutura reivindicações do setor produtivo sobre novos pedágios no Paraná

Marco On 8 de fevereiro de 2021 Destaque, Política

O senador Alvaro Dias, após receber documento com reivindicações de entidades de classe, empresariais, da agroindústria, do setor de logística de transporte e da sociedade organizada, decidiu enviar ofício ao ministro da Infraestrutura, Tarsício Gomes

Projeto de Alvaro Dias estabelece eleição direta e maior transparência na OAB

Projeto de Alvaro Dias estabelece eleição direta e maior transparência na OAB

Marco On 8 de fevereiro de 2021 Destaque, Política

O senador Alvaro Dias apresentou projeto de lei (PL), esta segunda-feira (08/02), que estabelece eleições diretas para a Diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de promover outras mudanças que

Alvaro Dias apresenta voto de pesar pelo falecimento do ex-prefeito Salazar Barreiros

Alvaro Dias apresenta voto de pesar pelo falecimento do ex-prefeito Salazar Barreiros

Marco On 5 de fevereiro de 2021 Destaque, Política

O senador Alvaro Dias fez um requerimento solicitando a inserção do voto de pesar pela morte do ex-prefeito de Cascavel, oeste do Paraná, Salazar Barreiros, nos anais do Senado Federal, nesta sexta-feira (5/2). “Com a

Citações

O foro privilegiado é o protetor daqueles que praticam atos de corrupção e permanecem impunes.

Mais de 90% da população deseja o fim dos privilégios das autoridades.

Só com o fim do foro privilegiado podemos afirmar que todos serão iguais perante a lei.

O foro privilegiado é essa perversidade que impede uma mãe de assistir justiça com a condenação de um criminoso que assassinou o seu filho.

Vamos olhar mais para o campo. A agricultura será a salvação do Brasil no pós-pandemia. A agricultura será fundamental.

Ao longo do tempo, o Brasil valorizou pouco a agricultura, deveria ter valorizado mais.