Homenagem ao maestro Roney Marczak por projeto que descobre talentos entre jovens carentes

O Senado Federal vai homenagear o relevante e importante trabalho realizado pelo maestro londrinense Roney Marczak por intermédio do Projeto Sol Maior, que proporciona apoio a jovens carentes que possuem talento para a música. A homenagem será garantida pelo requerimento apresentado por Alvaro Dias nesta quinta-feira (22/04), com pedido de inserção em ata de Voto de Aplauso ao maestro Marczak e ao Projeto Social Sol Maior, realizado na cidade paranaense de Londrina.

Em seu pedido de Voto de Aplauso, que deve ser aprovado na próxima sessão plenária, o senador Alvaro Dias destacou que o maestro Roney Marczak, sabedor da importância que as bolsas de estudos representam para quem quer estudar música, se empenhou em dar oportunidade a jovens com talento, mas sem condições financeiras de custear os próprios estudos. Para proporcionar uma chance a esses jovens talentos, o maestro criou em sua escola de música, no ano de 2001, o Projeto Social Sol Maior. Com este projeto, a cada três alunos pagantes a Escola de Música Sol Maior concedia uma bolsa a algum jovem carente que revelasse interesse e propensão para a música.

De acordo com o senador Alvaro Dias, graças a este programa, nas últimas duas décadas centenas de jovens de famílias sem recursos, que poderiam estar na marginalidade, possivelmente engrossando as estatísticas do crime, converteram-se em músicos e professores de música. Esses talentos descobertos pela ação do Programa Social Sol Maior hoje se destacam atuando profissionalmente no Brasil, e muitos deles também no Exterior.

“Fica evidente a relevante contribuição que o Projeto Social Sol Maior oferece à amenização do problema representado pelos jovens que chegam sem a menor oportunidade à idade de ingressar no mercado de trabalho; da mesma forma, ao desenvolvimento e ao encaminhamento de talentos para a música que se perderiam não fosse essa mão que generosamente a eles vem sendo estendida. Por tudo isso, estou certo de que senadores e senadoras irão concordar em que o Projeto Social Sol Maior, na pessoa de seu instituidor, o maestro Roney Marczak e toda sua equipe, é merecedor deste Voto de Aplauso e das congratulações por parte do Senado Federal que sinto-me honrado e gratificado em propor”, afirmou o senador Alvaro Dias, ao justificar a apresentação do Voto de Aplauso.

Quem é Roney Marczak

O maestro Roney Marczak é um londrinense que revelou precocemente seu talento para a música, voltada para o violino, e que começou a estudar aos seis anos de idade. Deixando a adolescência, entre 900 candidatos, Roney foi um dos três bolsistas selecionados pelo governo alemão para estudar na Faculdade de Música de Freiburg, em Breisgau, onde realizou o curso de graduação com nota máxima. Também foi bolsista do Governo Suíço e concluiu pós-graduação e mestrado na Faculdade de Música de Berna, igualmente com as melhores notas.

Pelo seu inegável talento, o jovem londrinense em pouco tempo se tornou um nome da maior expressão no mundo musical europeu. Tanto que o Vaticano o convidou a ser o responsável pelas músicas que foram executadas durante a missa solene, celebrada pelo Santo Papa João Paulo II, que reuniu pela primeira vez todas as eminências católicas do Oriente em Roma. Foi vencedor e premiado em todos os 11 concursos nacionais e internacionais dos quais participou, entre eles em Tóquio, no Japão e em Freiburg, na Alemanha. No Japão, realizou concertos em Tóquio e outras cidades. Foi recebido por integrantes da família real japonesa e também premiado pela sua participação no Concurso Internacional Bunka Kaikan, realizado na capital japonesa.

Após 20 anos de estudos e trabalhos frente a importantes orquestras na Alemanha, Áustria, França, Itália e Suíça e como professor no Kolleg St. Blasien, na Alemanha e na Faculdade de Música de Wohlen, na Suíça, o maestro Roney
Marksak interrompeu o curso de doutorado na Universidade de Berna para voltar à sua terra natal, onde fundou a Escola de Música Sol Maior, da qual é professor e diretor-geral.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Deixe uma resposta

- Últimos Posts

Siga-nos nas redes sociais
Cadastre-se e seja notificado de todas as novidades do Portal.
Últimos posts
Voto de Aplauso ao legado da educadora Branca Alves de Lima

Voto de Aplauso ao legado da educadora Branca Alves de Lima

Marco On 7 de junho de 2021 Destaque, Política

Como reconhecimento pelo legado a relevante contribuição que deixou à educação brasileira, o senador Alvaro Dias apresentou um requerimento de Voto de Aplauso à saudosa educadora Branca Alves de Lima, que faleceu em 25 de

Silvino Dias e a Fazenda Diamante

Silvino Dias e a Fazenda Diamante

Marco On 7 de junho de 2021 Destaque, Política, Vídeos

O canal do YouTube Maringá Histórica produziu este vídeo em homenagem ao senhor Silvino Dias, pai do senador Alvaro Dias. A história começa quando Silvino Dias fundou a Fazenda Diamante, em Maringá e começou a

Aprovada emenda de Alvaro Dias que aumenta proteção sobre histórico de pacientes internados de emergência

Aprovada emenda de Alvaro Dias que aumenta proteção sobre histórico de pacientes internados de emergência

Marco On 7 de junho de 2021 Destaque, Política

O Senado aprovou, esta terça-feira (18/05), o Projeto de Lei (PL) 3.814/2020, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a criar uma plataforma digital para unificar informações de pacientes atendidos pelas redes de saúde

Aprovado projeto de Alvaro Dias que incentiva produção nacional de insumos para vacinas

Aprovado projeto de Alvaro Dias que incentiva produção nacional de insumos para vacinas

Marco On 7 de junho de 2021 Destaque, Política

Incentivo à produção nacional de insumos farmacêuticos ativos (IFA) no Brasil, necessários para a fabricação de vacinas. É o que garante o PL 4209/2019, de autoria do senador Alvaro Dias, aprovado na sessão plenária desta

Citações

O foro privilegiado é o protetor daqueles que praticam atos de corrupção e permanecem impunes.

Mais de 90% da população deseja o fim dos privilégios das autoridades.

Só com o fim do foro privilegiado podemos afirmar que todos serão iguais perante a lei.

O foro privilegiado é essa perversidade que impede uma mãe de assistir justiça com a condenação de um criminoso que assassinou o seu filho.

Vamos olhar mais para o campo. A agricultura será a salvação do Brasil no pós-pandemia. A agricultura será fundamental.

Ao longo do tempo, o Brasil valorizou pouco a agricultura, deveria ter valorizado mais.