Estudo do IBGE mostra que o Paraná é o quarto Estado do País em número de empresas de alto crescimento

Pesquisa recente divulgada pelo IBGE, sobre a Demografia das Empresas brasileiras, revelou que o Paraná é o Estado com maior número de empresas de alto crescimento da região Sul. De acordo com o IBGE, 5.560 empresas paranaenses foram classificadas nessa categoria em 2013, número que coloca o Estado acima do Rio Grande do Sul (5.507) e Santa Catarina (4.266). No ranking nacional elaborado pelo Instituto, o Paraná só está atrás de São Paulo (23.310), Minas Gerais (7.651) e Rio de Janeiro (6.577).

Pelo conceito do IBGE, empresas de alto crescimento são aquelas com dez ou mais empregados assalariados, cujo número de funcionários avançou mais de 20% ao ano por um período de três anos. Trata-se de um indicador que ajuda a medir o dinamismo das empresas e de segmentos produtivos de uma determinada região. Em 2012, o Paraná estava em quinto lugar em número de empresas de alto crescimento (5.361), atrás do Rio Grande do Sul (5.538).

Em âmbito setorial, o Paraná se destaca na indústria de transformação, com 995 empresas de alto crescimento, e nas atividades financeiras e de seguros, com 165 companhias. Em ambos os casos, o Estado ocupa a terceira posição no ranking nacional, sendo o primeiro do Sul. O setor de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas é o que tinha a maior concentração de empresas, com 2.204.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram