Estatuto do Torcedor: a lei já existe para punir os vândalos, mas é ignorada por autoridades

Para que haja a redução da violência nos estádios de futebol, basta cumprir a lei e prender os vândalos. Em resumo, essa foi a tônica do pronunciamento feito na tarde desta quinta-feira (12) pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR). Para o senador, é hora de se usar os meios disponíveis e respeitar a legislação vigente, como o Estatuto do Torcedor, para identificar, prender e punir os que se envolvem nas cenas de selvageria e violência em estádios.

“É preciso responsabilizar corretamente quem deixa de cumprir com a lei para proteger o torcedor pacífico, que paga seu ingresso para assistir um espetáculo esportivo. É preciso distinguir a responsabilidade de cada um e de nada adiantará punir apenas os clubes de futebol, fechando estádios ou enviando os times para jogar distante de suas cidades, pois isso aumenta despesas, provoca transtornos, aumenta a insegurança e, por fim, não reduz a violência. Para reduzir as agressões, é preciso tomar medidas inteligentes, mas basicamente, é necessário que se cumpra o que diz a lei, o que está grafado no Estatuto do Torcedor. Para acabar com a violência nos estádios, basta que se cumpra a lei e se prenda os agressores que praticam as cenas de selvageria que envergonham o país no exterior”, afirmou o senador.

Alvaro Dias lembrou que propostas de legislação que mudaram o conceito de administração do futebol surgiram como resultado da CPI do Futebol, da qual foi presidente, mas destacou que, lamentavelmente, as pessoas não conhecem a lei: “Pelo menos as autoridades que deram declarações sobre a violência na Arena Joinvile não leram o Estatuto do Torcedor”, disse.

O senador destacou trechos do capítulo “Da segurança do torcedor partícipe do evento esportivo” do Estatuto do Torcedor, como o que diz “O torcedor tem direito a segurança nos locais onde são realizados os eventos esportivos antes, durante e após a realização das partidas” e o Art. 14, que deixa claro “A responsabilidade pela segurança do torcedor em evento esportivo é da entidade de prática desportiva detentora do mando de jogo e de seus dirigentes, que deverão: I – solicitar ao Poder Público competente a presença de agentes públicos de segurança, devidamente identificados, responsáveis pela segurança dos torcedores dentro e fora dos estádios e demais locais de realização de eventos esportivos.”.

Alvaro Dias destacou ainda o Art. 19, que diz: “As entidades responsáveis pela organização da competição, bem como seus dirigentes respondem solidariamente com as entidades de que trata o art. 15 e seus dirigentes, independentemente da existência de culpa, pelos prejuízos causados a torcedor que decorram de falhas de segurança nos estádios ou da inobservância do disposto neste capítulo”.

Compartilhe este post

Facebook
Telegram
WhatsApp
Twitter
Email
Siga-nos nas redes sociais
Cadastre-se e seja notificado de todas as novidades do Portal.
Últimos posts
Podemos convida Alvaro Dias para ser candidato a presidente da República

Podemos convida Alvaro Dias para ser candidato a presidente da República

Marco On 5 de agosto de 2022 Featured Política

Durante a Convenção Nacional do Podemos, realizada neste domingo (31/07) em São Paulo, os integrantes do partido presentes no evento fizeram um convite ao senador Alvaro Dïas, aprovado de forma unânime por todos: que seja

Agência Câmara destaca projeto de Alvaro Dias que permite dedução no IR dos gastos com remédios

Agência Câmara destaca projeto de Alvaro Dias que permite dedução no IR dos gastos com remédios

Marco On 5 de agosto de 2022 Featured Política

A Agência Câmara de Notícias deu destaque ao projeto do senador Alvaro Dias que altera a legislação para permitir a dedução, no Imposto de Renda, das despesas com medicamentos de uso contínuo e de alto

Alvaro Dias aprova no Plenário 90 milhões de dólares para a educação no Paraná

Alvaro Dias aprova no Plenário 90 milhões de dólares para a educação no Paraná

Marco On 5 de agosto de 2022 Featured Política

O senador Alvaro Dias garantiu a aprovação, nesta quarta-feira (03/08), do seu relatório favorável à autorização para contratação de empréstimo de US$ 90,56 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento do Programa

Segue para sanção projeto de Alvaro Dias que garante a agricultores maior acesso a soluções tecnológicas

Segue para sanção projeto de Alvaro Dias que garante a agricultores maior acesso a soluções tecnológicas

Marco On 5 de agosto de 2022 Featured Política

Está seguindo nesta semana para sanção do presidente da República o projeto do senador Alvaro Dias que tem como objetivo permitir aos agricultores acesso rápido e abrangente às tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa

Citações

O foro privilegiado é o protetor daqueles que praticam atos de corrupção e permanecem impunes.

Mais de 90% da população deseja o fim dos privilégios das autoridades.

Só com o fim do foro privilegiado podemos afirmar que todos serão iguais perante a lei.

O foro privilegiado é essa perversidade que impede uma mãe de assistir justiça com a condenação de um criminoso que assassinou o seu filho.

Vamos olhar mais para o campo. A agricultura será a salvação do Brasil no pós-pandemia. A agricultura será fundamental.

Ao longo do tempo, o Brasil valorizou pouco a agricultura, deveria ter valorizado mais.