Educação, o caminho para melhoria da qualidade de vida do povo que está sendo relegado pelo governo

Defensor da educação como mola propulsora do desenvolvimento e crescimento do País, o professor e suplente de senador Wilson de Matos Silva, reitor do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), relatou, em audiência pública na Comissão de Educação, suas preocupações a respeito da má qualidade do ensino praticado atualmente no Brasil. No debate sobre o Plano Nacional de Educação, Wilson Matos enumerou os diversos problemas que afetam a aprendizagem brasileira, e traçou um diagnóstico completo tanto sobre os obstáculos que fazem da educação brasileira uma das piores do mundo, como apresentou soluções para que o Brasil possa dar um salto qualitativo em relação aos seus objetivos educacionais.

“Garantir o acesso de brasileiros a uma educação de qualidade é um dever do Estado. Um povo sem cultura, sem habilidades para o trabalho, sem capacidade de raciocínio, como poderá produzir mais, ganhar mais, ter melhor qualidade de vida e dar sua contribuição ao desenvolvimento do País? Não tem outro caminho para uma Nação progredir do que investir maciçamente na educação de qualidade para o seu povo. Conhecimento, competência e habilidades são fontes inesgotáveis de riquezas e de possibilidades de transformar a sociedade. O mundo moderno contempla as competências e a capacidade de criar e de inovar de um povo, e, portanto, o Brasil precisa caminhar rapidamente nesta direção”, afirmou o reitor Wilson.

Além de citar os vários fatores que contribuem para a redução da qualidade da educação no País, o professor Wilson Matos apresentou também, na audiência desta quinta-feira, oito sugestões de mudanças a serem feitas no texto do Plano Nacional de Educação, lembrando inclusive que o projeto está atrasado, já que era para ter sido implantado desde 2011. “O sistema educacional é a vitrine dos valores da sociedade, porque é um instrumento para construir o formato de futuro que ela pretende. O que temos que ter em mente aqui, na elaboração deste Plano Nacional de Educação, é que precisamos esclarecer a seguinte questão: que formato de futuro queremos para esta nação?” questionou o professor Wilson de Matos, que completou afirmando que “só teremos uma verdadeira democracia quando pudermos oportunizar o acesso de todos a uma escola de qualidade. Somente aí teremos a presença de todos participando ativamente e com capacidade crítica dos processos decisórios do País”.

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Citações

O foro privilegiado é o protetor daqueles que praticam atos de corrupção e permanecem impunes.

Mais de 90% da população deseja o fim dos privilégios das autoridades.

Só com o fim do foro privilegiado podemos afirmar que todos serão iguais perante a lei.

O foro privilegiado é essa perversidade que impede uma mãe de assistir justiça com a condenação de um criminoso que assassinou o seu filho.

Vamos olhar mais para o campo. A agricultura será a salvação do Brasil no pós-pandemia. A agricultura será fundamental.

Ao longo do tempo, o Brasil valorizou pouco a agricultura, deveria ter valorizado mais.