Destaques de 2013: o povo foi às ruas e a Justiça recuperou sua credibilidade

2013 foi o ano em que o povo foi às ruas e a justiça recuperou a sua credibilidade. Foi com esta reflexão que, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) iniciou seu último pronunciamento do ano em Plenário, nesta segunda-feira (23). O senador paranaense fez um balanço dos acontecimentos mais emblemáticos do ano, e afirmou que, em síntese, a decretação da prisão dos mensaleiros pelo Supremo Tribunal Federal e as manifestações de rua ocorridas no mês de junho foram os fatos que marcaram 2013.

“O povo rompeu uma aparente anestesia mesclada por um silêncio enigmático e ocupou ruas e praças para denunciar a negligência pública no atendimento à população, a precariedade dos serviços oferecidos e para clamar por um atendimento digno de cidadãos que pagam impostos e que, em vez de verem o retorno da pesada carga tributária na melhoria dos serviços públicos, vêem o dinheiro público escoando pelos ralos da corrupção”, afirmou o senador.

No seu pronunciamento, Alvaro Dias destacou que o excesso de corrupção no País foi um dos principais motivos de protestos nas ruas neste ano. Para ele, a corrupção deixa “um rastro cruel”, e esgota a capacidade financeira do Poder Público de investir em setores essenciais, como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, “privando a maioria dos brasileiros de uma vida mais digna”.

Alvaro Dias também salientou que a revolta popular foi motivada ainda pelos os gastos exorbitantes com os preparativos da Copa do Mundo de 2014. Como ele salientou, a população fez questão de demonstrar toda a sua insatisfação com as arenas superfaturadas financiadas pelo poder público, em contraste com hospitais sucateados, pacientes amontoados em corredores “sombrios”, escolas precárias, assaltos e violência nas esquinas.

“O cidadão tomou consciência do tratamento indigno que recebe do poder público e foi para as ruas, para a porta dos estádios, se manifestar e exigir hospitais com padrão FIFA. Na verdade, os acordos pactuados com uma entidade privada internacional para realização da Copa no Brasil foram lesivos à soberania nacional e revestidos de caráter político”, reforçou o senador Alvaro Dias.

Além das manifestações nas ruas de centenas de cidades brasileiras, o outro de maior envergadura a se destacar neste ano foi, de acordo com Alvaro Dias, a consumação do julgamento do Mensalão. Para o senador, com a decretação das prisões de mensaleiros, a justiça recuperou a credibilidade e o Poder Judiciário passou a ser visto com outros olhos pela retina popular.

“Até então o cárcere era privativo dos pobres e desvalidos. Poucas autoridades haviam sido sentenciadas à prisão e a impunidade seguia como regra. Um novo marco para atuação do judiciário foi fixado. Há um novo paradigma de justiça na praça, após as prisões dos mensaleiros”, afirmou o senador paranaense.

Compartilhe este post

Facebook
Telegram
WhatsApp
Twitter
Email
Siga-nos nas redes sociais
Cadastre-se e seja notificado de todas as novidades do Portal.
Últimos posts
Podemos convida Alvaro Dias para ser candidato a presidente da República

Podemos convida Alvaro Dias para ser candidato a presidente da República

Marco On 5 de agosto de 2022 Featured Política

Durante a Convenção Nacional do Podemos, realizada neste domingo (31/07) em São Paulo, os integrantes do partido presentes no evento fizeram um convite ao senador Alvaro Dïas, aprovado de forma unânime por todos: que seja

Agência Câmara destaca projeto de Alvaro Dias que permite dedução no IR dos gastos com remédios

Agência Câmara destaca projeto de Alvaro Dias que permite dedução no IR dos gastos com remédios

Marco On 5 de agosto de 2022 Featured Política

A Agência Câmara de Notícias deu destaque ao projeto do senador Alvaro Dias que altera a legislação para permitir a dedução, no Imposto de Renda, das despesas com medicamentos de uso contínuo e de alto

Alvaro Dias aprova no Plenário 90 milhões de dólares para a educação no Paraná

Alvaro Dias aprova no Plenário 90 milhões de dólares para a educação no Paraná

Marco On 5 de agosto de 2022 Featured Política

O senador Alvaro Dias garantiu a aprovação, nesta quarta-feira (03/08), do seu relatório favorável à autorização para contratação de empréstimo de US$ 90,56 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento do Programa

Segue para sanção projeto de Alvaro Dias que garante a agricultores maior acesso a soluções tecnológicas

Segue para sanção projeto de Alvaro Dias que garante a agricultores maior acesso a soluções tecnológicas

Marco On 5 de agosto de 2022 Featured Política

Está seguindo nesta semana para sanção do presidente da República o projeto do senador Alvaro Dias que tem como objetivo permitir aos agricultores acesso rápido e abrangente às tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa

Citações

O foro privilegiado é o protetor daqueles que praticam atos de corrupção e permanecem impunes.

Mais de 90% da população deseja o fim dos privilégios das autoridades.

Só com o fim do foro privilegiado podemos afirmar que todos serão iguais perante a lei.

O foro privilegiado é essa perversidade que impede uma mãe de assistir justiça com a condenação de um criminoso que assassinou o seu filho.

Vamos olhar mais para o campo. A agricultura será a salvação do Brasil no pós-pandemia. A agricultura será fundamental.

Ao longo do tempo, o Brasil valorizou pouco a agricultura, deveria ter valorizado mais.