Na abertura da reunião da Comissão de Assuntos Econômicos, nesta terça-feira (05), o senador Alvaro Dias afirmou ter solicitado estudo à sua consultoria técnica para a elaboração de medida que revogue resolução do Senado sobre empréstimos do governo a países estrangeiros. Segundo disse Alvaro Dias, o governo Dilma se aproveita de uma brecha da resolução atual do Senado para realizar empréstimos a outros países sem que eles passem por avaliação e votação dos parlamentares.

“Constantemente somos questionados pela sociedade sobre o motivo pelo qual os empréstimos concedidos pelo governo não passam pela autorização do Senado. Isso acontece porque há uma brecha legal na atual resolução que trata do assunto, e oferece ao governo federal a alternativa de conceder empréstimos a outras nações sem que isso passe pelo crivo dos senadores. Precisamos mudar essa situação e por isso estamos analisando um projeto de resolução que feche essa janela”, disse o senador Alvaro Dias.

O presidente da CAE, senador Delcídio Amaral, disse a Alvaro Dias que pretende agendar uma reunião com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, para tratar desse assunto.