CPI da Petrobras: exigência da sociedade, obrigação do Congresso

Em pronunciamento no Plenário, na sessão desta terça-feira (25), o senador Alvaro Dias anunciou decisão adotada pelos partidos de oposição e parlamentares independentes, com objetivo de definir estratégia para coletar assinaturas em requerimento para instalação de uma CPI voltada a investigar denúncias de irregularidades na Petrobras. Segundo Alvaro Dias, deputados tentarão obter as 171 assinaturas para se somar às 27 de senadores, como forma de se criar uma comissão parlamentar de inquérito mista. Se não forem conquistadas os apoiamentos necessários na Câmara, Alvaro Dias afirma que a oposiçao tentará instalar a Cpi apenas no Senado.

Na Tribuna, Alvaro Dias afirmou que o requerimento de instalação da CPI no Senado já conta com 19 assinaturas, e há a expectativa de que outros parlamentares, de oposição, independentes e dissidentes da base governista, também apoiem a criação da comissão. “As denúncias gravíssimas envolvendo a Petrobras motivaram o crescimento da indignação popular e a exigência de que o Congresso Nacional adote postura compatível com essas demandas do povo brasileiro de transparência e, sobretudo, de combate à impunidade”, defendeu o senador.

O requerimento com o pedido de criação da comissão parlamentar de inquérito se concentra em quatro fatos envolvendo a Petrobras: 1) o processo de aquisição da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA); 2) indícios de pagamento de propina a funcionários da estatal pela companhia holandesa SBM Offshore, para obtenção de contratos junto a Petrobras; 3) denúncias de que plataformas estariam sendo lançadas ao mar faltando uma série de componentes primordiais à segurança do equipamento e dos trabalhadores; 4) indício de superfaturamento na construção de refinarias, como a de Abreu e Lima em Pernambuco.
Para o senador Alvaro Dias, o Congresso tem a responsabilidade e o dever de investigar denúncias desta gravidade que pesam contra uma das maiores empresas do País.

“A CPI é uma resposta às exigências da sociedade. Acima de tudo, a CPI propõe transparência aos atos praticados. Afinal, a Petrobras já foi a 12ª empresa no mundo; e hoje, em poucos anos, tornou-se a 120ª empresa no mundo, sendo a mais endividada internacionalmente, com um endividamento que já supera a casa de US$ 100 bilhões. Portanto, é hora de debatermos a Petrobras. Que a gestão administrativa foi temerária e claudicante nos últimos anos não resta dúvida alguma, basta verificarmos os resultados obtidos pela empresa. As denúncias de corrupção em série assustam já há algum tempo, por isso, a comissão de inquérito é fundamental neste momento”, afirmou o senador.

Compartilhe este post

Facebook
Telegram
WhatsApp
Twitter
Email
Siga-nos nas redes sociais
Cadastre-se e seja notificado de todas as novidades do Portal.
Últimos posts
Podemos convida Alvaro Dias para ser candidato a presidente da República

Podemos convida Alvaro Dias para ser candidato a presidente da República

Marco On 5 de agosto de 2022 Featured Política

Durante a Convenção Nacional do Podemos, realizada neste domingo (31/07) em São Paulo, os integrantes do partido presentes no evento fizeram um convite ao senador Alvaro Dïas, aprovado de forma unânime por todos: que seja

Agência Câmara destaca projeto de Alvaro Dias que permite dedução no IR dos gastos com remédios

Agência Câmara destaca projeto de Alvaro Dias que permite dedução no IR dos gastos com remédios

Marco On 5 de agosto de 2022 Featured Política

A Agência Câmara de Notícias deu destaque ao projeto do senador Alvaro Dias que altera a legislação para permitir a dedução, no Imposto de Renda, das despesas com medicamentos de uso contínuo e de alto

Alvaro Dias aprova no Plenário 90 milhões de dólares para a educação no Paraná

Alvaro Dias aprova no Plenário 90 milhões de dólares para a educação no Paraná

Marco On 5 de agosto de 2022 Featured Política

O senador Alvaro Dias garantiu a aprovação, nesta quarta-feira (03/08), do seu relatório favorável à autorização para contratação de empréstimo de US$ 90,56 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento do Programa

Segue para sanção projeto de Alvaro Dias que garante a agricultores maior acesso a soluções tecnológicas

Segue para sanção projeto de Alvaro Dias que garante a agricultores maior acesso a soluções tecnológicas

Marco On 5 de agosto de 2022 Featured Política

Está seguindo nesta semana para sanção do presidente da República o projeto do senador Alvaro Dias que tem como objetivo permitir aos agricultores acesso rápido e abrangente às tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa

Citações

O foro privilegiado é o protetor daqueles que praticam atos de corrupção e permanecem impunes.

Mais de 90% da população deseja o fim dos privilégios das autoridades.

Só com o fim do foro privilegiado podemos afirmar que todos serão iguais perante a lei.

O foro privilegiado é essa perversidade que impede uma mãe de assistir justiça com a condenação de um criminoso que assassinou o seu filho.

Vamos olhar mais para o campo. A agricultura será a salvação do Brasil no pós-pandemia. A agricultura será fundamental.

Ao longo do tempo, o Brasil valorizou pouco a agricultura, deveria ter valorizado mais.