Brasil perde espaço nas exportações para os seus principais parceiros comerciais, e governo culpa a crise “internacional”, que só atinge nosso país.

Governo Federal e Presidente da República recorrem à estratégia já conhecida de marketing  para explicar o inexplicável. É o que tentam fazer ao culpar a “crise econômica internacional” pelo péssimo desempenho das exportações brasileiras nos últimos 3 anos. Desta forma, órgãos governamentais ligados ao setor tentam encobrir a triste e a lamentável realidade em que se encontra o comercio exterior brasileiro.

No ano de 2014, em especial, o Brasil perdeu espaço em quatro de seus cinco principais mercados consumidores, e com isso consolida a tendência negativa do saldo em balança comercial com China, Argentina, Japão e União Europeia, que representam juntos 60% de todas as exportações brasileiras.

O que o governo se esforça para esconder é que as perdas nestes mercados estão acontecendo não por conta da crise, mas porque concorrentes estão “tomando” mercado brasileiro, especialmente na Argentina, caso mais dramático, onde a participação brasileira sofreu redução de 25% (A participação da China recuou apenas 5%, e da América do Norte 4%).

O problema não é da “crise internacional”, é resultado de escolhas erradas do governo brasileiro nos últimos 12 anos em priorizar parceiros comerciais equivocados, em detrimento de importadores tradicionais, como no caso da economia Norte Americana, onde a participação brasileira tem aumentado, em contraposição a uma preferência pela parceria com a Argentina, que agora prioriza relações comerciais com a China. Mas também, os resultados negativos são constantemente creditados por especialistas às ineficiências do Governo Dilma.

Os dados são da OMC. #ADComunicação

 

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Siga-nos nas redes sociais
Cadastre-se e seja notificado de todas as novidades do Portal.
Últimos posts
Marinha brasileira se destaca no combate à pandemia do coronavírus

Marinha brasileira se destaca no combate à pandemia do coronavírus

Marco On 12 de fevereiro de 2021 Destaque, Política

Uma balsa com um tanque de 90 mil metros cúbicos de oxigênio líquido atracou, no último sábado, no Porto Encontro das Águas, terminal da Petrobras em Manaus (AM), acompanhada pelo Navio-Patrulha Fluvial “Roraima”, subordinado ao

Alvaro Dias envia ao ministro da Infraestrutura reivindicações do setor produtivo sobre novos pedágios no Paraná

Alvaro Dias envia ao ministro da Infraestrutura reivindicações do setor produtivo sobre novos pedágios no Paraná

Marco On 8 de fevereiro de 2021 Destaque, Política

O senador Alvaro Dias, após receber documento com reivindicações de entidades de classe, empresariais, da agroindústria, do setor de logística de transporte e da sociedade organizada, decidiu enviar ofício ao ministro da Infraestrutura, Tarsício Gomes

Projeto de Alvaro Dias estabelece eleição direta e maior transparência na OAB

Projeto de Alvaro Dias estabelece eleição direta e maior transparência na OAB

Marco On 8 de fevereiro de 2021 Destaque, Política

O senador Alvaro Dias apresentou projeto de lei (PL), esta segunda-feira (08/02), que estabelece eleições diretas para a Diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de promover outras mudanças que

Alvaro Dias apresenta voto de pesar pelo falecimento do ex-prefeito Salazar Barreiros

Alvaro Dias apresenta voto de pesar pelo falecimento do ex-prefeito Salazar Barreiros

Marco On 5 de fevereiro de 2021 Destaque, Política

O senador Alvaro Dias fez um requerimento solicitando a inserção do voto de pesar pela morte do ex-prefeito de Cascavel, oeste do Paraná, Salazar Barreiros, nos anais do Senado Federal, nesta sexta-feira (5/2). “Com a

Citações

O foro privilegiado é o protetor daqueles que praticam atos de corrupção e permanecem impunes.

Mais de 90% da população deseja o fim dos privilégios das autoridades.

Só com o fim do foro privilegiado podemos afirmar que todos serão iguais perante a lei.

O foro privilegiado é essa perversidade que impede uma mãe de assistir justiça com a condenação de um criminoso que assassinou o seu filho.

Vamos olhar mais para o campo. A agricultura será a salvação do Brasil no pós-pandemia. A agricultura será fundamental.

Ao longo do tempo, o Brasil valorizou pouco a agricultura, deveria ter valorizado mais.