Alvaro Dias destaca aprovação do projeto que cria Estrada-Parque do Colono, no Paraná

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal aprovou, esta terça-feira (17/09), de forma simbólica, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 61/2013, que cria a Unidade de Conservação denominada Estrada-Parque e institui a Estrada-Parque Caminho do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. Responsável por desarquivar o projeto, no início do ano, o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) destaca que a criação da Estrada-Parque segue os moldes dos países mais avançados do mundo.

“É uma estrada preservacionista, que contribuirá para a preservação do Parque Nacional do Iguaçu”, afirma o senador. “Hoje temos a caça ilegal, predadora, e certamente a população se tornará fiscal. O projeto é moderno. Estabelecerá passagens subterrâneas para os animais, grades protetoras, guaritas de fiscalização. Teremos o impedimento para que carros pesados trafeguem, não haverá o asfaltamento. Enfim, as normas que se constituem em exigência para a preservação ambiental estão contempladas”.

Alvaro Dias ressalta que o projeto conta com o apoio do governador, do secretário de Meio Ambiente, do presidente da República e do ministro do Meio Ambiente. “Há, sem dúvida nenhuma, a consciência de que, com esta Estrada-Parque moderna, teremos a mais adequada preservação ambiental daquele patrimônio da humanidade”, complementa o senador.

O projeto institui a via que ligará as cidades de Serranópolis e de Capanema, passando por dentro do Parque do Iguaçu. Fechado há quase duas décadas, o caminho histórico tem papel importante na integração do homem à natureza por meio do turismo ecológico, na proteção de aspectos histórico-culturais, na promoção da educação ambiental e no desenvolvimento sustentável na região.

O texto foi relatado na CI pelo senador Elmano Férrer (Podemos-PI). Agora, seguirá para análise na Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram